Brasileiros em Lisboa:“Um Influencer Me Convenceu a Imigrar para Portugal”
O título desse artigo é uma frase verdadeira e foi dita por um brasileiro que decidiu se mudar da capital paulista para a capital portuguesa. Até aí, tudo bem. Imigrar é um dos atos mais corajosos que alguém pode ter. Mas, trocar de país é optar por ficar longe da cultura habitual e da família, o que exige resiliência, compromisso, força e pé no chão
Eu não me esqueci de citar o planejamento, mas muita gente se esquece dele. Prova disso é o caso do João (nome fictício), que decidiu imigrar para Lisboa depois de acompanhar vídeos de um youtuber brasileiro. João só não contava que o influenciador, só mostrava o lado bom das coisas. “É lindo, é seguro, é barato e tem muito emprego” parece até um anúncio publicitário e realmente convence.
Depois de seis meses em Lisboa, João decidiu regressar ao Brasil. Aqui, ele encontrou uma realidade que não conhecia pelos stories, aquilo que não era mostrado na internet.
Estamos em um país realmente lindo, seguro, com qualidade de vida e empregos, mas a imigração do brasileiro para o país tem seus desafios e requer planejamento para enfrentá-los.
Em Lisboa, o custo de vida pode ser alto em comparação com o Brasil, especialmente no que diz respeito à habitação. Encontrar moradia acessível em áreas desejáveis é um desafio, especialmente para imigrantes que estão apenas começando e não têm uma rede de apoio estabelecida. A gestão do orçamento e a adaptação a um novo padrão de vida podem ser aspectos desafiadores.
Os imigrantes longe da família muitas vezes enfrentam uma sobrecarga emocional. Eles podem sentir-se responsáveis por garantir o bem-estar de seus familiares à distância, lidando com preocupações financeiras, problemas de saúde ou questões pessoais. Essa pressão emocional adicional pode causar estresse e ansiedade, afetando a saúde mental. Imigrantes com uma transição suave e bem-sucedida, economizam e criam uma reserva financeira suficiente para cobrir despesas iniciais (acomodação temporária, documentação e taxas de imigração), até que se encontre emprego e se estabeleça financeiramente. É por esses desafios que “Imigrar é um lembrete constante de que somos capazes de nos adaptar, aprender e crescer além das nossas fronteiras.” Lembre-se disso, dê boas dicas para quem está por vir. Até a próxima leitura.
Alisson Negrini
Jornalista da CNN Portugal e Rede TV