A Terapia do Abraço!

A Terapia do Abraço!

Na aula de teatro, todos estavam eufóricos com ideia do desafio. Confeccionaram os cartazes que levariam pendurados no pescoço: ABRAÇO GRÁTIS! Os questionamentos começaram: e se começarem a rir da gente? E se a pessoa não cheirar bem? E se não parar de me abraçar? E se vier duas pessoas ao mesmo tempo? E se for alguém que eu não gosto e descobrir depois que abracei? E se for alguém que eu gosto muito e o abraço se prolongar? As perguntas eram infinitas! Todas as possibilidades foram questionadas. Estava aí um dos maiores males da atualidade: a ansiedade!

Ansiedade nada mais é do que uma preocupação excessiva ou expectativa apreensiva com o futuro. É uma resposta do corpo que vem do sistema nervoso que não conseguimos racionalizar. É algo natural e está tudo bem. Mas fica o alerta: quando é excessiva e sem motivo aparente…procure um profissional…porque pode atrapalhar e muito a sua vida.

Então, a turma estava ansiosa e isso era esperado. O friozinho na barriga é a cereja do bolo sempre.

Sinal de que estamos vivos e transbordantes de emoção. Para amenizar a situação, realizei exercícios de respiração com todos. Depois uma dinâmica divertida, libertando risadas e descontraindo aquele clima de tensão. Com as placas prontas, se posicionaram NA RUA. Olhos vendados e respiração ofegante. A combinação era de ausência de comunicação oral. Silêncio e entrega, sem pressa.

Os primeiros momentos foram de observação. Até que alguns corajosos decidiram aceitar o tal abraço. E quando isso aconteceu, as cenas eram dignas de filme. Abraços demorados, outros rápidos, teve os tímidos, emocionados, gente sorrindo à toa. E também indiferença, gente que nem parava. O bate papo depois da atividade foi enriquecedor. Muito autoconhecimento.

Dar ou receber um abraço é a forma mais simples de fazer o corpo liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor e da felicidade. Ela aumenta os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade e ajuda a curar a solidão, o isolamento e até a raiva.

O teatro proporciona experiências únicas e transformadoras.

E você… já abraçou alguém hoje?!

Tanise Diva
Arteterapeuta e professora de teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *