Como Votar para Presidente no Brasil Residindo no Exterior
Brasileiros residentes no exterior podem votar em eleições presidenciais. Nas outras eleições deve justificar a ausência.
Brasileiros maiores de 16 anos residentes no exterior podem solicitar o alistamento eleitoral, revisão de dados cadastrais e transferência de domicílio eleitoral pela internet, mediante a utilização do Título Net Exterior.
Em anos eleitorais, os serviços eleitorais (inscrição, transferência e revisão – atualização de dados pessoais e/ou endereço/mudança de domicílio eleitoral) somente podem ser requeridos até 151 dias antes da data da eleição, pois ao término desse prazo o cadastro é fechado.
Para as eleições presidenciais no Brasil em 2022, o cadastro eleitoral será fechado pelo TSE, impreterivelmente, no dia 04 de maio. A partir dessa data, e até o término das eleições Brasileiras, que acontecerão em outubro, não será possível regularizar o título eleitoral nem solicitar nova inscrição junto à Justiça Eleitoral.
Para votar no exterior é necessário transferir o título a Zona Eleitoral do Exterior (vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal).
O procedimento de inscrição e regularização eleitoral é todo feito pela internet, por meio do sistema Título Net Exterior, sem a necessidade de comparecer ao Consulado-Geral.
O requerimento será analisado pela Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) e seu processamento poderá ser acompanhado por e-mail ou abaixo pelo link “Acompanhar requerimento“.
* comprovante de residência;
* guia de dispensa de multas;
* comprovante de quitação militar, para os cidadãos do sexo masculino entre 18 e 45 anos de idade;
* documento(s) brasileiro(s) de identidade (com foto) com comprovante da filiação;
* foto estilo “selfie” do requerente segurando o documento de identidade ao lado do rosto.
A análise e validação desses pedidos serão efetuadas pelo Cartório Eleitoral do Exterior em Brasília. Ao final da análise, o requerimento é aceito ou excluído.
Serviço disponível apenas para eleitores residentes no exterior
Iniciar requerimento | Acompanhar requerimento
Acesse o mapa contendo os locais de votação no exterior.
Outras informações podem ser obtidas no endereço http://www.tre-df.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/eleitor-no-exterior e http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/eleitor-no-exterior/servicos-eleitorais-no-exterior.