VI ArraUAI: O Maior Arraial Luso-brasileiro em Portugal
No Brasil, Festa Junina. Em Portugal, Festa dos Santos Populares. No Brasil, o inverno dá o tom. Em Portugal, é o verão. Seja lá, ou seja cá, o que importa é a alegria da época em ambos países.
Música boa, comidas deliciosas, sorriso no rosto. De uma coisa a gente tem certeza: As Festas de São João, Santo Antônio e São Pedro são diversão garantida tanto no Brasil como em Portugal.
Assim como em Portugal a região Norte tem nessas festividades uma adesão maior, no Brasil o Norte, Nordeste e Centro-oeste reinam absolutos nessa época, dando o tom das caracterizações mais expressivas dessas festas. Mas o que poucos sabem fora do país, em especial em Portugal, é que as festas juninas ou joaninas são as maiores festas populares do Brasil, a disputar no mesmo patamar com o Carnaval.
Durante o período colonial, os portugueses levaram consigo para o Brasil as suas tradições culturais, inclusive as festas juninas, que já faziam parte da cultura popular portuguesa. Assim, o tempo passou, mas a essência da festa ficou e mesmo sofrendo outras influências é muito perceptível as semelhanças entre o São João em Portugal e no Brasil.
A riqueza para nós brasileiros que vivemos em Portugal, em especial no Norte, é podermos usufruir dessa cultura joanina maravilhosa aqui e lá.
Em Braga temos a maior festa popular de Portugal que é o “São João de Braga” e a maior festa junina luso-brasileira que é o ArraUAI. Quer alegria maior?
O que recomendo agora é que façam uma imersão na cultura portuguesa e aproveitem muito o São João daqui e depois no dia 06 de julho, que façam a imersão inversa na cultura junina brasileira. Assim irão perceber o quanto temos de semelhança em nossas festividades culturais. Somos uma imensidão de culturas regionais riquíssimas e com grande inspiração portuguesa.
O que promove a integração não é a formação de guetos, ou o isolamento dentro da nossa própria cultura, mas sim a compreensão de cada uma das culturas. Entretanto, para isso é preciso conhecê-las e experienciá-las. Por isso deixo aqui um convite duplo: esse fim de semana, peguem o martelinho e participem do São João de Braga ou da cidade em que vivem e em julho, peguem o chapéu de palha e participem do VI ArraUAI, um autêntico arraial brasileiro, sem samba e sem funk, como os tradicionais arraiais do Brasil.
Mesmo tão diferentes e a um oceano inteiro de distância, é fato que tanto os brasileiros como os portugueses têm um dom em comum: fazer festas como ninguém!
“Biba” São João!
Alexandra Gomide
Presidente da Associação UAI
@alexandragomide