Facebook, Instagram e Qualidade de Vida
Vida perfeita. Somente sorrisos. Pessoas lindas e bem arrumadas. Viagens incríveis. Trabalhos e relacionamentos perfeitos. Tudo como um grande comercial de margarina.
Pois bem, essa é a “realidade” que encontramos sempre que navegamos em nossas mídias sociais. Instagram, Facebook, TikTok. Redes muito interessantes e úteis, mas que podem gerar uma série de emoções e frustrações em relação a nossa própria vida, a vida real, palpável, com choro, luta e alegrias.
Diante dessa navegação virtual, podemos olhar a vida do outro, a grama mais verde do vizinho, e mergulhar em um processo de depressão e autocomiseração. Temos também outra opção. Podemos olhar para essa pseudo realidade virtual e nos sentirmos motivados para a busca de uma vida mais feliz, plena e realizada.
Existem diversos caminhos para essa jornada. Na verdade, essa caminhada é muito individual. Se você nem imagina por onde começar, eu vou propor aqui uma provocação. Que tal como começar com um propósito? Vencer a procrastinação!
Existem dois cenários opostos que são propícios para um procrastinador. O primeiro deles é quando a pessoa está com tantas tarefas na vida: filhos, esposa/marido, família, cão, papagaio, igreja etc.. São tantos afazeres, tantas tarefas, que a pessoa acaba “travando”. Quase como um bug no sistema da rotina, isso faz que com várias ações, independentemente do grau de importância, sejam deixadas para depois. Uma resposta ao amigo, uma ligação para a família, arrumar algo que quebrou em casa, organizar as finanças, cuidar da saúde, enfim, a lista pode ser grande e o impacto de deixar essas tarefas importantes para depois, pode ser maior ainda.
O segunda cenário é bem diferente. A pessoa está em um momento da vida com muito tempo livre. Por ter todo esse tempo sobrando há a falsa ilusão que tudo pode ser feito depois. Esse é um prato cheio para deixar muitas tarefas importantes de lado ou esquecidas.
Vencer a procrastinação pode ser um elemento decisivo para que você tenha mais qualidade em sua vida como um todo. Você deve estar se perguntando: Ok, mas por onde começo?
Essas dicas simples, mas de exigem compromisso para serem implementadas, são ótimas para os dois cenários.
- Lista das tarefas. Coloque em um papel todas as tarefas que você precisa fazer. Neste momento não se preocupe com ordem de prioridade ou prazos, simplesmente coloque tudo. De cortar o cabelo até levar o cão para passear. Todas as tarefas que você conseguir se lembrar.
- Programação Semanal e Diária. Que bom que você já listou todas essas tarefas. Agora você precisa escolher um dia que será separado para refletir sobre a programação daquela semana. Algumas pessoas gostam de fazer isso no domingo a noite. Eu, particularmente, gosto de iniciar a segunda-feira olhando toda a minha lista de tarefas e colocando deadlines para cada uma das atividades para a semana como um todo. Além desse dia de visualização geral da semana, recomendo que você tenha um momento diário, preferencialmente logo no início da manhã, para montar a lista de afazeres do dia. É um processo trabalhoso, mas depois que entrar na rotina o prazer de ver os afazeres marcados como feitos é maior.
- Quebre as tarefas em fases. Existem tarefas que consomem muito tempo. Não tenha medo de quebrar em fases. Isso ajudará na organização e na execução. Descansar depois de ver a lista das tarefas feitas é muito prazeroso. Vamos começar a vencer a procrastinação hoje mesmo?
Daniel Ladeira
Doutor em Ciências na área de Comunicação e Cultura
Ameiiiiiii as dicas… grata