Como Promover um Bom Ambiente Lá em Casa?
A nossa casa não nos protege só do frio, do sol e do vento. É um espaço onde damos e recebemos carinho, onde damos e recebemos educação, revelando-se o nosso templo sagrado. Na nossa casa deve ser o sítio onde nos possamos sentir melhor e o nosso refúgio para recuperarmos energias e muitas vezes o humor.. Portanto, devido à sobrecarga de trabalhos, a mulher poderá precisar de uma ajuda extra para gerir os conflitos em casa.
Então que estratégias vai adotar para que no seu lar se respire harmonia?
- Foque-se no “aqui e no agora”. Se o seu companheiro ou o seu filho lhe der uma resposta que crie bastante tensão em si, foque-se na sua respiração, observando-a. Tente compreender se a harmonia familiar ficará a ganhar com uma resposta imediata da sua parte ou se será melhor a poeira assentar e falar mais tarde.
- Arranje tempo para estar sozinha. Por vezes, sugiro a alguns dos meus pacientes que arranjem tempo para estarem sozinhos. Por vezes não é possível em casa, portanto uma caminhada, uma ida à praia sozinha ou pôr a leitura em dia numa biblioteca são extremamente recomendáveis. Assim, vai promover algum distanciamento emocional, quebrando rotinas e a sua mente vai estar mais bem preparada para agir racionalmente em situações desafiantes que possam surgir.
- Promova o diálogo saudável. Limite distratores como telemóveis, tablets e televisores em determinados momentos familiares, como por exemplo durante as refeições. As famílias têm cada vez menos tempo de qualidade juntos, portanto quando tiverem juntos aproveitem ao máximo para dar 100% de atenção uns aos outros, quer seja numa ida à praia ou num passeio pela natureza.
- Quebre a rotina e seja imaginativa. Contrarie as tendências de várias famílias e organize atividades em conjunto. A pequenada adora eventos como a festa do pijama. Escolha um filme que vá de encontro ao gosto de todos, crie um cartaz original e cole-o no frigorífico lá de casa com o nome do próximo filme que vão ver juntos com o respetivo horário. Existem diversos jogos de tabuleiro que vão promover a competitividade saudável no seu seio familiar.
Utilize estas dicas, aproveite bem o tempo em família e desfrute de cada momento no seu lar.
Luís Lameira
Psicólogo Clínico e da Saúde