Transição escolar: Adaptação de crianças brasileiras em Portugal

Transição escolar: Adaptação de crianças brasileiras em Portugal

Esta é a primeira coluna de uma série onde serão abordados temas relacionados com a adaptação das crianças brasileiras em Portugal. O início será dado com textos relativos à transição escolar, tema que é bastante pertinente para os núcleos familiares que encaram o desafio de morar fora do país.

A mudança de país pode gerar desconfortos em diversos âmbitos da vida individual para pessoas de todas as idades e a forma como lidamos com esta mudança será repercutida na nossa adaptação na nova cultura. Para as famílias que possuem crianças, os desafios podem ser maiores, pelo facto de esta estar habituada ao convívio com os familiares, amigos, a uma rotina escolar, à cultura, à língua nativa, etc.

Dessa forma, a família é parte fundamental para que a criança consiga encarar o processo de adaptação ao novo país de maneira saudável, isso porque o meio social familiar é o que dará suporte e segurança para lidar com as adversidades que esse novo país apresentará.

Para as crianças, a principal porta de entrada para a nova cultura é a escola e, sendo este um sistema social, político e produtor de identidades, a forma com que a mesma será recebida pelos colegas e professores terá impacto no seu desempenho social e académico. Da mesma forma, a maneira com que a criança lidará com a mudança também terá forte influência nas questões citadas anteriormente.

Algumas pesquisas científicas mostram que a educação intercultural possibilita ganhos a nível cognitivo, afectivo, comportamental e académico a todas as crianças, sejam elas migrantes ou nativas. Quando a escola promove a integração plena de todos os alunos, por meio do reconhecimento e da valorização das diferenças linguísticas e culturais e sensibiliza para a solidariedade, partilha e cooperação, a longo prazo trará resultados significativos para a promoção de uma sociedade justa e com igualdade de oportunidades.

Assim, para que o desenvolvimento da criança migrante seja positivo na transição de escola, os pais podem seguir algumas sugestões para facilitar a sua adaptação.

Primeiramente, a conversa é fundamental para situar a criança ao novo contexto escolar. A configuração do ano lectivo, as rotinas e as regras adoptadas pela instituição e a passagem de segurança quanto a esta mudança são aspectos fundamentais para isso. Levá-la para conhecer antecipadamente a escola, conhecer a educadora titular de turma e os futuros colegas pode ajudar a diminuir a ansiedade. Para perceber a nova língua e proporcionar a comunicação com os colegas nativos, indica-se assistir filmes e vídeos na internet, ler livros, ouvir músicas e comparar as palavras do Português Brasileiro para o Português Europeu de forma a perceber as diferenças. Caso a criança tenha alguma dificuldade em perceber as matérias das disciplinas, procure colocá-la em um(a) explicador(a) – professor(a) particular – para que consiga acompanhar o rendimento da turma. Para as crianças que almoçarem na escola, os pais poderão experimentar, antecipadamente e em conjunto com a criança, as comidas tradicionais de Portugal, para que a adaptação alimentar não cause tanta estranheza. Por fim, seguir uma rotina semanal também ajudará a criança a antecipar o que acontecerá durante os dias da semana, facilitando a sua estabilidade emocional.

Anelise Cossio

Psicóloga