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Brasileiros e portugueses no digital em Braga

O poder que as redes sociais ganharam nos últimos anos é inegável, especialmente após a pandemia, momento em que diversas empresas e serviços tiveram de se adaptar ao mundo online. O Instagram passou a ser a rede social mais utilizada em Portugal, segundo o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, realizado pela Marktest em 2024. Desde 2011, o Facebook era o mais referido entre as redes sociais a que os portugueses acediam com maior frequência; no entanto, neste último ano, o Instagram tornou-se a rede mais acedida (34,2%), seguido do WhatsApp e do Facebook, com 27,2% e 20,9% de referências no estudo.
Junto a isso, surge um novo mercado de trabalho e, consequentemente, uma nova profissão: o influenciador digital ou criador de conteúdo digital. Em Braga, já existem alguns perfis que se destacam e possuem um número considerável de seguidores, como é o caso de Vinícius Amâncio (@viniamancio), brasileiro de 36 anos que vive em terras bracarenses há cinco anos. Natural de Sergipe, o criador de conteúdo já reúne mais de 20 mil seguidores no seu Instagram, onde dá dicas de lifestyle, gastronomia, experiências e lugares.
“Quando vim para Portugal, o meu objetivo era apenas concluir o mestrado em Direito e retornar. Porém, a migração nos transforma: faz-nos reinventar a forma de viver, pensar e até trabalhar. E foi nesse processo que encontrei a criação de conteúdo como uma nova possibilidade”, conta Vinícius Amâncio. O influenciador costuma divulgar diversos estabelecimentos de Braga.
“Já aconteceu de bracarenses, que vivem na cidade há mais de 30 anos, descobrirem espaços através de mim — como um rooftop que divulguei. Isso é fantástico. Por isso, o meu público vai além dos brasileiros: alcanço a comunidade CPLP e, cada vez mais, os próprios portugueses”, revela ele. Outra influenciadora que tem portugueses e brasileiros como público em suas redes sociais é Nii Ribeiro (@_nii_ribeiro), de 28 anos. Natural de Lousada, a portuguesa morou por dois anos em Braga, onde ainda possui parceiros de divulgação.
Nii, que é atriz, explica que começou a ser paga para produzir conteúdo online nos últimos dois anos e, apesar de não ser essa a sua principal fonte de rendimento, consegue obter um lucro extra com seus conteúdos nas redes sociais. “Eu sou pés no chão e tenho a noção de que não é fácil viver das redes sociais aqui em Portugal. Mas gostava muito de conseguir obter mais rendimentos desta área, até porque é um bom complemento ao meu trabalho enquanto atriz”, explica a criadora de conteúdo.
Apesar de terem começado a carreira sem muita pretensão de se tornarem profissionais da área, tanto Vinícius como Nii buscam aperfeiçoar as suas habilidades de criar, produzir e editar conteúdos para entregar cada vez mais um bom trabalho aos seus seguidores. “Em breve, vou fazer um curso de Gestão de Redes Sociais, não só para me ajudar a organizar e a melhorar a minha página, como também para poder oferecer esses serviços a marcas, eventos e pessoas individuais”, conta Nii.
Com o aumento do uso das redes sociais, a recente profissão está em expansão não só em Braga, mas também em todo o país. E assim, seja através de Nii Ribeiro, de Vinícius Amâncio ou de tantos outros influenciadores, a cidade de Braga torna-se cada vez mais conhecida mundo afora com vídeos que viralizam nas redes.

Natália da Silva Figueiredo
Jornalista
Mestranda na Universidade do Minho

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