Ritmos Brasileiros: Charme e Samba
O Charme
O “Charme” Também conhecido como “Passinho Carioca” O baile charme é uma manifestação cultural tipicamente carioca que surgiu no bairro do Méier na década de 1980. Os bailes unem DJ, banda ao vivo e dançarinos, que guiam a coreografia e fazem todos dançarem juntos no mesmo passo.
Consiste então como um movimento popular cultural que propõe uma reinvenção da identidade cultural negra, expressada através das danças, da música, das roupas, da disseminação de valores, de respeito ao próximo e diversão. Como manifestação artística urbana, o passinho foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro em lei aprovada em 2018. Isso depois de ter chegado a lugares como o encerramento das Paraolimpíadas de Londres em 2012, o Lincoln Center de Nova York em 2014, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 2015 e a cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio em 2016.
O “Charme” abriu as portas para o “funk”, mas musicalmente falando, a diferença é que o “funk” é um ritmo mais acelerado, mais despojado e o “Charme” mais “suingado”, cadenciado, que tem muita sensualidade. O ritmo começou a ter um outro “boom” com a novela Avenida Brasil.
O Samba
O samba é um gênero musical que surgiu no Brasil, no começo do século XX, e é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos símbolos do país.
Essa expressão cultural é considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro e surgiu nas comunidades de afro-brasileiros em alguns bairros do Rio de Janeiro.
Atualmente, tanto o gênero musical como a dança, são elementos muito tradicionais da cultura popular brasileira e embora não seja tão marcante em todo o país, é um dos grandes símbolos culturais do Brasil no exterior. Ele é tradicionalmente relacionado com o Carnaval brasileiro, sobretudo com os desfiles das escolas de samba, que acontecem, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro