Tradição do São João: Semelhanças e Diferenças entre Brasil e Portugal

Tradição do São João: Semelhanças e Diferenças entre Brasil e Portugal

As festas de São João são uma celebração tradicional que ocorre tanto no Brasil quanto em Portugal, refletindo a riqueza cultural e histórica de cada país. Originárias de festividades pagãs ligadas ao solstício de verão na Europa, essas celebrações foram cristianizadas e integradas às culturas locais com a chegada do cristianismo. No entanto, apesar de compartilharem a mesma origem, as festas de São João no Brasil e em Portugal evoluíram de maneiras distintas, incorporando elementos únicos que as tornam especiais e singulares.

No Brasil, as festas, chamadas de Festas Juninas, geralmente festejam os três santos juntos. São marcadas pela música vibrante do forró, existência de grandes fogueiras, encenação de um Casamento na Roça, danças típicas como a quadrilha e uma grande variedade de comidas feitas à base de milho, além de algumas celebrações religiosas.

Em Portugal, as celebrações destacam-se pelas sardinhas assadas, pelo simbolismo dos martelinhos, do alho, das fogueiras e pelo forte componente religioso.

Os balões fazem parte da tradição dos dois países, mas no Brasil foi proibido e não vemos mais pelos céus como ainda vemos em Braga, por exemplo. Assim como os cabeçudos, que no Brasil, só aparecem com destaque no carnaval de Olinda em Pernambuco.

Exploraremos as principais semelhanças e diferenças entre essas festividades nos dois países, destacando como cada um preserva e transforma essa tradição de acordo com suas próprias identidades culturais.

As festas de São João no Brasil ocorrem principalmente no mês de junho, com maior ênfase no dia 24 de junho, dia de São João. As celebrações podem durar o mês inteiro, abrangendo também as festas de Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho). É possível encontrar festas juninas por todo o país durante todo o mês. Em muitos lugares as festas se estendem até o mês de julho para aproveitar o período de férias escolares de inverno.

As festas de São João são especialmente populares no Nordeste do Brasil, em estados como Pernambuco, Paraíba, Bahia e Ceará, mas são comemoradas em todo o país com as suas particularidades. Em Minas Gerais e região sertaneja por exemplo, os arraiais são muito comuns e a própria música sertaneja é incorporada à festa junto ao forró.

A culinária varia de região para região, refletindo a diversidade do país. Em geral são comidas à base de milho como canjica, pamonha, pipoca, bolo de milho, cuscuz, pé-de-moleque, cocada, quentão, milho cozido e caldos variados.

A música típica é o forró, que inclui instrumentos como sanfona, zabumba e triângulo que embalam as divertidas quadrilhas juninas, que são danças populares que imitam festas de casamento. Mais recentemente, tornaram-se comuns shows de música ao vivo com artistas do ritmo sertanejo.

As festas são decoradas com bandeirinhas coloridas e balões de papel. As fogueiras são uma parte central da celebração, usadas para simbolizar a purificação e a luz de São João. Da mesma forma que em Portugal, também há a tradição de saltar sobre elas.

Brincadeiras como pau de sebo, correio elegante, cadeia, boca do palhaço, pescaria, jogo de argolas e fogos de artifício são comuns. Há também procissões e missas em algumas regiões, mantendo o aspecto religioso da festa.

Em Portugal, as festas de São João são celebradas principalmente na noite de 23 para 24 de junho. As festividades podem durar vários dias, especialmente nas cidades maiores. A comemoração pode ter um destaque diferente para cada santo dependendo do concelho. Enquanto vemos, por exemplo, Vila Verde com as comemorações de Santo Antônio, vemos Braga com o seu São João que dura doze dias. Essas variações espalham-se pelo país.

As festas de São João são especialmente populares no Porto e em Braga, mas também ocorrem em outras partes do país com as suas particularidades.

Sardinhas assadas, caldo verde, broa de milho, pão com chouriço e manjericos. Há também a tradição de comer pimentos assados, bifanas e doces típicos.

A música tradicional inclui ranchos folclóricos, as tradicionais concertinas e bandas de música popular.

As ruas são decoradas com arcos coloridos, balões e fitas. As fogueiras são acesas, e há a tradição de saltar sobre elas como símbolo de coragem e purificação.

Fogueiras, fogos de artifício e concursos de balões de papel são comuns. No Porto e em Braga, há uma tradição de dançar pelas ruas com martelinhos de plástico, batendo-os na cabeça dos outros de forma amigável em sinal de brincadeira, além de tocar os narizes das pessoas com o fedorento alho-poró que é considerado um símbolo de boa sorte e fertilidade. Em Braga, há uma forte componente religiosa com procissões e celebrações litúrgica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *