Baloiço e Miradouro da Serra da Boneca

Baloiço e Miradouro da Serra da Boneca

Como foi sobrevoar o Vale do Douro a bordo de um baloiço? Isso mesmo, a sensação foi exatamente essa, parecia que estávamos sobrevoando o rio Douro.

A Serra da Boneca está localizada na freguesia de Sebolido, bem ao sul do concelho de Penafiel. É uma região belíssima e com muita coisa para ver e fazer, mas hoje vou falar do Baloiço e Miradouro da Boneca e da melhor vista do Vale do Douro.

Deixamos o carro quase em frente à Junta de Freguesia de Sebolido e começamos nossa caminhada. São 500m de subida até o miradouro, portanto prepare a perna e vá com um calçado confortável, de preferência um tênis. Leve consigo uma garrafinha de água e um saquinho para recolher o seu lixo.

Toda a trilha é muito bem sinalizada e cordas fazem o papel de corrimão. Quanto mais subimos, mais impressionante vai ficando o visual. O segredo é não ter pressa, uma paradinha pra foto é inevitável.

Imagine uma serra imensa, linda e com um miradouro virado para o rio Douro, pois esse é o Miradouro da Boneca, uma varandinha toda em madeira e que avança sobre o penhasco.

Depois de um tempo contemplando aquele visual, decidimos então seguir na trilha até o Baloiço da Boneca. São mais 500m de caminhada e de subida, mas vale cada passo.

Eu já estava tão satisfeita com o visual do Miradouro que não imaginei que aquilo poderia ficar ainda mais bonito. Por isso eu digo: continue a trilha até o Baloiço, você ficará em total estado de contemplação.

Chegamos em nosso ponto final, no Baloiço da Boneca. O visual é incrível e valeu cada passo. Quando balançamos, temos a sensação de que estamos realmente sobrevoando a serra, é mágico.

A criação do Baloiço da Boneca partiu de um grupo de amigos dali mesmo da região, com o objetivo de chamar a atenção do mundo para a beleza da Serra da Boneca. Todo esse empenho deu certo, poucos meses após sua inauguração, o Baloiço já havia recebido milhares de visitantes.

Nos avisaram que aos finais de semana, principalmente nos mais ensolarados, o Baloiço fica bastante lotado e formam-se filas imensas na subida da serra. Portanto, se tiver oportunidade, agende seu passeio para durante a semana e evite o stress.

Nossa visita se deu numa quarta-feira num dia meio nublado e, acredite, o Baloiço era só nosso.

A localização atual do Baloiço é nova. Antes estava colocado mais acima, do outro lado da serra e junto ao parque eólico, um caminho que inclusive se fazia de carro.

Tudo isso foi causando um certo transtorno, pois a quantidade de carros estacionados por ali impedia o acesso dos técnicos para a manutenção dos aerogeradores. E assim, desde outubro de 2020 que o Baloiço está de casa nova, num local incrível e mais seguro.

Para se localizar melhor, coloque no GPS – Junta da Freguesia de Sebolido. Se estiver vindo da cidade do Porto, basta seguir pela A43, depois pegar a N108 até a freguesia de Sebolido.

Nós viemos de Braga e começamos pela A11, depois fizemos um pequeno pedaço da A4 e aí sim, N106 e depois a N108. Esse caminho nós fomos por Penafiel.

Não esqueça sua garrafinha de água e prepare as pernas. O local é bem sinalizado e seguro.

Ficou animado pra conhecer a Serra e o Baloiço da Boneca?

Sou Cristina Hossu, uma apaixonada por novos roteiros e sempre pronta para compartilhar as minhas andanças por aí.

Roteiro na Mão
@roteironamao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *