Quando Visitei Viana do Castelo
Viana do Castelo é um verdadeiro tesouro escondido no norte de Portugal. Localizada às margens do rio Lima, a cidade é cercada por montanhas e um oceano de água transparente.
Comecei meu passeio pela Praça da República, o coração de Viana do Castelo, cercada por edifícios históricos e pela imponente e linda Igreja da Misericórdia. O centro histórico é vibrante e animado, cheio de cafés e lojas com produtos locais e artesanais. Aproveitei para sentar num café e fiquei admirando o chafariz e observando o vai e vem das pessoas.
De lá, segui para a Basílica de Santa Luzia, situada no alto de uma colina com visual incrível da cidade e oceano. Para chegar até lá, peguei o funicular que oferece uma vista sensacional do topo. A basílica em si, é uma obra-prima arquitetónica, com belos vitrais e esculturas.
De volta a cidade, fui conhecer a estação de comboio, também conhecida como estação de Caminhos de Ferro de Viana do Castelo, está localizada no centro. A estação faz parte da linha do Minho, que liga Porto a Valença, na fronteira com a Espanha.
Bem em frente à estação nos deparamos com uma escultura grande em bronze de uma mulher e um homem vestidos com trajes típicos da Dança Vianense, escrito “Hei de voltar a Viana”. Muito bacana. Segundo me informaram, a intenção da escultura é eternizar a dança típica do Minho e manter viva as tradições de um povo festivo e hospitaleiro.
Depois segui para o Museu do Traje, que conta a história do traje regional de Viana do Castelo. A riqueza dos tecidos e cores, juntamente com a habilidade dos artesãos locais é muito bonito de se ver. No museu, também tive a chance de experimentar algumas das peças de vestuário tradicional e tirei algumas fotos para lembrar da experiência.
De lá, fui até a beira do rio ver mais de perto a Ponte Eiffel, um ícone. A ponte, construída em 1878 pelo famoso engenheiro Gustave Eiffel, liga as duas margens do rio Lima e é uma atração imperdível. Tirei algumas fotos da ponte e do rio, onde barcos de pesca compartilham espaço e criam uma atmosfera tranquila e acolhedora.
Finalmente, terminei o meu passeio no Santuário de Nossa Senhora da Agonia, a padroeira de Viana do Castelo. Este santuário é conhecido por sua famosa festa, que acontece em agosto e atrai milhares e milhares de pessoas de todo o país.
Em resumo, a minha experiência em Viana do Castelo foi simplesmente maravilhosa. A cidade é rica em cultura e história, e de uma beleza natural simplesmente deslumbrante. Senti-me acolhida pelos seus moradores e, com toda a certeza, esta é uma cidade que pretendo visitar ainda muitas vezes e, claro, recomendar a todos que procuram um lugar especial para conhecer em Portugal.
Sou Cristina Hossu, uma apaixonada por novos roteiros e sempre pronta para compartilhar as minhas andanças por aí.
Roteiro na Mão
@roteironamao