Por quê Falta Habitação em Portugal?
Apesar da população portuguesa ter diminuído na última década, debatemo-nos neste momento com falta de habitação em Portugal. Por quê?
Há no meu entendimento três fatores principais que levaram a este cenário.
- Crise financeira que abalou o mundo e particularmente Portugal, de 2008 a 2013.
Neste período a construção civil que vivia maioritariamente do financiamento bancário, teve muitas dificuldades em cumprir com as suas obrigações junto da banca, levando muitas das empresas do setor à insolvência. Neste período a construção de novas habitações parou quase a 100%.
- Em paralelo com a crise financeira, Portugal recebe muitos imigrantes (maioritariamente brasileiros) que necessitam de habitação. A paragem de construção nova, relacionada com a crise financeira e a entrada de imigrantes que necessitam de habitação faz, com que comece a haver falta de alojamento e excesso de procura levando a que os preços da habitação, quer para aquisição, quer para arrendamento subissem em flecha.
- Em simultâneo com estes fenómenos dá-se o incremento do turismo em Portugal, sendo um dos países europeus com maior procura por parte dos turistas. Isto leva a que muitos proprietários prefiram arrendar os seus imóveis a turistas, porque obtêm uma rentabilidade mais elevada em prazos mais curtos. Este é um fenómeno que leva ainda mais à escassez de imóveis para arrendamento.
Estes três fatores levam a que os preços para aquisição se mantenham em alta, assim como os valores dos arrendamentos.
José Oliveira
Conselheiro Imobiliário – UAI