Uma Vila Medieval no Minho

Uma Vila Medieval no Minho

Mais uma cidade encantadora em Portugal. Valença, também chamada de Valença do Minho, é uma cidade portuguesa localizada bem na divisa com a Espanha, separada da Galícia apenas pelo rio Minho.

A pouco mais de 1 hora de carro da cidade do Porto, conserva uma herança histórica única. Com seus mais de 5 km e meio de muralha e localizada exatamente na divisa com a Galícia, Valença impressiona quem por ali passa.

É considerada uma das principais fortificações militares da Europa, que no passado serviu para defender a fronteira e evitar as invasões espanholas.

Que sorte a nossa que essa disputa por território ficou bem lá no passado e hoje podemos circular despreocupados pelas suas ruas estreitas e aproveitarmos tudo o que essa incrível vila medieval nos oferece.

Assim que chegamos já somos surpreendidos pelas imponentes portas de entrada da vila. Digo que ali já começa a nossa viagem no tempo.

Você pode entrar na muralha de carro, pois existe um estacionamento no seu interior, porém, muita atenção pois o arco é bastante estreito e é certo que alguns carros maiores não conseguem passar. Na dúvida, deixe o carro no estacionamento externo e siga a pé.

Dentro da muralha encontramos uma vila incrível, cheia de vida, de comércio e deliciosos restaurantes e cafés. É principalmente aos finais de semana que Valença vira um verdadeiro espaço de convivência entre os espanhóis da Galícia e os portugueses do Minho, além de um vaivém de turistas de todos os cantos do mundo.

É comum também encontrar grupos de peregrinos visitando as igrejas e capelas, afinal, Valença faz parte de uma das rotas do Caminho de Santiago.

Dentro das muralhas você encontrará algumas opções de hospedagens. Confesso que, embora resida a apenas 45 minutos da vila, tenho uma vontade imensa de pernoitar em Valença. Imagine se hospedar dentro da cidade murada! Deve ser uma experiência maravilhosa.

A cidade é pequena e muito fácil de percorrê-la todinha sem perceber e nem sentir. Minha dica é se perder por suas ruelas estreitas, observar as casas preservadas, sentar para um almoço numa esplanada e aproveitar para renovar os artigos de cama, mesa e banho da sua casa. Tenho a absoluta certeza de que você não resistirá a tanta coisa linda.

Um destaque para a Igreja Matriz de Santa Maria dos Anjos (séc. XIII) e também para a linda capela localizada logo à entrada da Fortaleza, a Capela de Nosso Senhor do Encontro, ambas merecem sua visita.

As cidades medievais portuguesas são impressionantes e geralmente cercadas por uma beleza de tirar o fôlego. Prepare o telemóvel ou a câmara fotográfica, pois os cenários são surreais e você não pode perder nada. Uma coisa é certa: você viajará no tempo!

Roteiro na Mão
@roteironamao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *