Alcobaça e Batalha

Alcobaça e Batalha

Hoje trago uma sugestão de roteiro de contemplação. Um roteiro lindo, de história, fé e perfeito para um bate-volta partindo tanto de Lisboa como do Porto.

Nossa primeira parada será em Alcobaça (125 Km de Lisboa e 213 Km do Porto).

Alcobaça, onde os rios Alcoa e Baça se unem, e onde uma história de amor deixou sua marca. Aliás, quem não conhece a lendária história de amor entre o Infante D. Pedro I e D. Inês de Castro?

Pedro I, filho do rei D. Afonso IV, era casado com a princesa castelhana Dona Constança Manuel, porém acabou se apaixonando perdidamente por Inês de Castro, uma das damas de companhia de sua esposa. Inês era uma nobre galega, o que não foi bem visto pelo Rei, uma vez que Portugal e Espanha viviam momentos políticos tensos. Nesse ínterim, Dona Constança Manuel morreu logo após o parto de seu filho Fernando, quando então Pedro I passou a viver com a amante, com quem teve 4 filhos. Ainda sem aceitar a união, em 1355, D. Afonso IV condenou Inês à morte.

Após a morte do rei, D. Pedro assumiu o trono e mandou retirar a amada de seu túmulo e a coroou como rainha (mesmo que morta). A frase “Agora Inês é Morta” vem dessa triste história que, tamanha sua importância, consta na obra “Os Lusíadas” de Camões.

Agora que conhece resumidamente a história, vamos conhecer esse monumento impressionante, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, datado do século XII e Patrimônio Mundial da Unesco.

É aqui, no Mosteiro de Alcobaça que estão os restos mortais de Inês de Castro e D. Pedro I. Além disso, você ficará impressionado com o Claustro do Silêncio, mandado construir pelo rei D. Dinis e também com a Sala dos Monges e o Refeitório.

A entrada para o Mosteiro de Alcobaça custa 6€ por pessoa e aos domingos e feriados (até às 14hs) a entrada é gratuita para todos os residentes em Portugal.

Após a visita ao Mosteiro, aproveite para visitar o Jardim do Amor, um espaço requalificado e que evoca essa história de amor.

Aconselho também um passeio pelo centro histórico de Alcobaça.

Nossa segunda parada será agora na Batalha (20 Km). Seguimos direto para o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha.

Só para resumir rapidamente a que se refere este imponente monumento, o Mosteiro da Batalha foi mandado construir pelo rei D. João I logo após a vitória de Portugal sobre as tropas castelhanas na batalha de Aljubarrota, em 14 de agosto de 1385. Foi uma homenagem à Independência de Portugal.

As obras prolongaram por mais de 150 anos e inclui: a igreja, dois claustros e dois panteões. É um monumento impressionante, talvez o mais incrível que já tenha visto. Uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e uma das 7 Maravilhas do país. No centro do Mosteiro você encontrará os túmulos de D. João I e da rainha Dona Filipa de Lencastre, ambos de mãos dadas.

Sugiro uma atenção especial ao portal das Capelas Imperfeitas; não tem como não se abalar.

A entrada do Mosteiro Santa Maria da Vitória (Batalha) custa 6€ por pessoa e aos domingos e feriados (até às 14hs) a visita é gratuita para todos os residentes em Portugal.

Se me permite mais um conselho, sugiro que esqueça a autoestrada e faça o roteiro pelo centro de Portugal. A região de Leiria respira natureza, com paisagens de cortar a respiração até dos mais distraídos. Portanto, viaje com calma e deixe-se impressionar.

Roteiro na Mão
@roteironamao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *