Um Dia pelo Douro Vinhateiro, Partindo de Braga.
Hoje quero levá-los a conhecer um pequeno pedaço deste que foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO, um tesouro de Portugal. Aqui, homem e natureza transformaram uma região numa verdadeira obra-prima. Seja bem-vindo ao Douro Vinhateiro.
Você entenderá por que o Douro é único e incomparável. Já adianto que não é uma região para se conhecer com pressa, mas, para quem não dispõe de muito tempo, vai aqui um aperitivo de tudo o que poderá encontrar, num roteiro inesquecível.
O nosso passeio partiu de Braga e começamos arrancando quase 100 km até a nossa primeira parada: Mesão Frio, já no distrito de Vila Real. Mesão Frio é conhecida como “A Porta do Douro”. Uma vila calma, bastante distante da agitação das cidades maiores. Aqui o ar é diferente e a vista impressionante.
São vários os miradouros desta região e eu destaco como parada obrigatória o Miradouro do Imaginário, com uma vista do Douro e das Caldas de Moledo, perfeita para os amantes da fotografia. A Vila de Mesão Frio é bastante pequena e acolhedora, parece tirada de contos mágicos. Não levará muito tempo para percorrê-la e se encantar.
De Mesão Frio seguiremos agora para Lamego. Na verdade, aqui teremos um pequeno desvio do contorno do Douro, mas perceberá que vale muito a pena. Pouco mais de 25 km separam os dois lugares. Lamego é um concelho monumental e precisa fazer parte do seu roteiro, além da fama dos seus excelentes vinhos.
Assim que chegar em Lamego, a minha sugestão é começar o passeio pela imponente Sé Catedral, realmente impressionante. Infelizmente, quando lá estivemos, ela estava toda em obras e não conseguimos visitá-la por dentro, mas só o seu entorno já conseguiu encher os nossos olhos.
Da Sé, siga agora para o ex-libris de Lamego, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Logo de início irá se deparar com um escadório com 686 degraus, no estilo barroco. O Santuário está localizado na encosta do Monte de Santo Estevão. Você tem a opção de subir por suas escadas ou chegar ao Santuário de carro. No topo encontrará, além de uma vista panorâmica, um Santuário muito bonito, com belos vitrais, altar em talha dourada e os incríveis painéis de azulejos.
Depois da visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, sugiro seguir para o Castelo de Lamego. Só o caminho já vale muito a pena, passará por muralhas e fortificações datadas da era Romana.
De Lamego partiremos para Peso da Régua, onde a vista vale mais do que mil palavras. Declarada Património Mundial da UNESCO, está localizada às margens do Douro e onde são produzidos os famosos vinhos do Porto. Aqui encontrará além de quintas famosas, o Museu do Douro, que lhe permitirá conhecer a história do Vinho do Douro e toda a região. Caminhe pelo Cais da Régua, às margens do Rio Douro; além de um cenário cinematográfico, é o local de onde partem os cruzeiros da região. É em Peso da Régua que encontrará também a famosa Quinta da Pacheca.
De Peso da Régua seguiremos para Pinhão, a cereja do bolo de toda a viagem. Não pense em seguir pela autoestrada, pois o tesouro está na N222, contornando o Douro. A distância entre os dois lugares é de 39Km. Pinhão é considerado o centro geográfico da Região Demarcada do Douro. O Enoturismo é o carro-chefe desta região, mas seu cenário, sua gastronomia e o seu povo hospitaleiro não passam desapercebidos. Por aqui encontrará várias quintas e um passeio fantástico de Barco Rabelo pelo Douro, que, se tiver com tempo, aconselho fazer.
Não há como falar de Pinhão sem dar um destaque merecido à sua Estação de Comboio. Construída no século XIX, a estação é toda decorada por azulejos que contam histórias, como a do transporte do vinho até o Porto, dos barcos Rabelos, das vindimas, da produção do vinho… é, com certeza, uma das mais lindas estações de Portugal.
Chegamos ao fim do nosso passeio e hora de voltarmos a Braga.
Já adianto que este roteiro só lhe dará ainda mais vontade de voltar com mais tempo para esta que é uma das regiões mais incríveis de Portugal.
Sou a Cristina Hossu, uma apaixonada por novos roteiros e sempre pronta para compartilhar minhas andanças por ai. Meu objetivo maior é inspirar pessoas a viajar pelo mundo e poder criar sonhos.
Roteiro na Mão
@roteironamao