O que Esperar do Mercado Imobiliário nos Próximos Meses em Portugal
Sendo certo que as taxas de juro estão a subir, a inflação também está em alta, a oferta de habitação continua a ser inferior à procura, qual será o comportamento do mercado imobiliário? Os preços vão descer? Ou será que se vão manter estáveis e até com tendência ligeira de subida?
No meu entender a diferença estará nos créditos já contratados “versus” créditos a contratar.
É óbvio que nos novos créditos, a banca já levará em linha de conta na análise do financiamento, as taxas de juro e a inflação subir. Naturalmente as taxas de esforço mantendo-se inalteradas, os bancos não vão financiar no futuro a clientes que nos anos anteriores financiaram. Quem no passado comprou, já no limite da taxa de esforço e agora vê a prestação a subir, por via da subida dos juros, vai ter algumas dificuldades para cumprir com as obrigações assumidas com os bancos. Em última instância poderão ter que entregar as casas ao banco, que acabarão por entrar novamente no mercado.
No entanto este número de imóveis que entrará novamente no mercado não será suficiente para suprir a falta de imóveis para venda ou arrendamento que hoje sentimos.
A construção nova ainda está distante de recuperar as necessidades do mercado. Os licenciamentos continuam muito demorados e os materiais de construção estão com aumento de preços muito consideráveis. Por tudo o exposto, acredito, que salvo qualquer acontecimento imprevisto ao nível da geopolítica mundial, os preços manter-se-ão estáveis e até com a continuação de uma ligeira subida.
José Oliveira
Conselheiro Imobiliário – UAI