Brasil, Terra de História, Sabores e Temperos
Séculos de história se passaram desde o descobrimento da terra Brasilis!
Com isto, a culinária brasileira foi se originando com o resultado de uma combinação perfeita de tradições e ingredientes, que foram introduzidos não só pela população nativa, mas também por todas as correntes imigratórias ocorridas nesse período, tornando o país um paraíso para os amantes da boa gastronomia. Cada uma das regiões brasileiras possuem características gastronômicas únicas, adaptadas ao clima e à geografia.
É muito difícil eleger um prato típico brasileiro. Arroz e feijão podem ser considerados unanimidade nacional, com seus métodos de preparação variados de região para região. No entanto, a mistura de dois ingredientes comumente encontrados nas mesas brasileiras, apesar de suas características, não são suficientes para resumir toda a complexidade da culinária nacional.
O Brasil se divide em 5 regiões, que são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Vou começar esta viagem apaixonante pela região Sudeste, tendo como ponto de partida o encantador Estado de Minas Gerais com sua capital Belo Horizonte.
Minas Gerais é um estado famoso pela receptividade, clima agradável e as belas paisagens, mas também é reconhecido pela sua culinária e pelos queijos de altíssima qualidade.
Em todo o País é possível encontrar restaurantes que fazem referência à tradicional gastronomia mineira.
No entanto, como destacou Drummond: “ser mineiro é ter marca registrada”, por isso, a comida feita em Minas tem um sabor único.
Pensando nisso vou citar alguns exemplos reconhecidíssimos da culinária mineira, para ilustrar este ponto de vista.
Entre as iguarias salgadas temos: O pão de queijo, Feijão tropeiro, Frango ao molho pardo, Vaca Atolada, Tutu, Leitão a pururuca, O Mexidão e O frango com quiabo.
Entre os doces: O doce de leite, A goiabada, Ambrosia, Compotas maravilhosas, O doce de Abóbora, entre outros.
Deixei você com água na boca? Então prepare-se para muito mais!
Para homenagear Minas Gerais escolhi como prato do dia o tradicional, Frango com Quiabo, um dos pratos mais emblemáticos da cozinha mineira e barato, fácil de se preparar e simplesmente maravilhoso. Então vamos a ele.
Esse é um prato carregado de muita história e influências de outras partes do mundo (portuguesa e africana). O quiabo, chegou ao Brasil vindo da África. Por ser uma planta de rápido crescimento e fácil cultivo dizem que os escravos traziam suas sementes nos bolsos como uma espécie de seguro alimentar.
Já as galinhas chegaram um pouco antes, vieram nas caravelas de Pedro Álvares Cabral. Mas, foram os índios os responsáveis por influenciar o seu preparo mais atual!
Uma cebola bem refogada até escurecer na medida certa para dar cor ao molho, a farinha frita para engrossar o caldo, o quiabo frito por no máximo 1 minuto para não ficar mole e também para retirar a baba, frango cortado nas juntas para separar coxas e asas (estas permanecem com a pele), alho picado, pimenta do reino, salsinha e cebolinha para temperar o frango, uma panela de pedra (preferencialmente) para refogar a cebola, caldo de galinha, asas e coxas empanadas e fritas a parte em óleo bem quente, depois junte tudo na panela de pedra com o caldo e deixe cozinhar por aproximadamente uma hora e meia, acrescente o quiabo e cozinhe por mais 5 minutinhos, tudo pronto, sirva com um angu de fubá mineiro, acompanha muito bem com uma porçãozinha de arroz.
Esse prato mineiro é tão saboroso e tão tradicional, que já foi “exportado” para outros países!
Bom apetite!
Chef Muzetti
Lá & Cá Artes e Delícias – Guimarães – PT