Sommelière de Experiências

Sommelière de Experiências

Conexão Brasil com Mikaela Paim

Neste texto de estreia, quero expressar minha alegria e contar sobre minha conexão ao longo dos anos com Portugal, através da minha profissão e vivências.

Mas antes deixe-me me apresentar. Eu sou a Mikaela Paim, brasileira de 33 anos, que atua no setor de bebidas e alimentos desde 2001 e, hoje, tenho um conjunto de expertises única no mundo: sou Sommelière Internacional de Vinhos e Charutos, com especializações em café, chá, água, azeite de oliva e bebidas alcoólicas, com atuação internacional como jurada de campeonatos, consultora, aulas e palestras e projetos pelo mundo. E desejo que com a minha participação na Revista Olhar Brasileiro, eu possa deixar seus dias mais enriquecidos, trazendo a melhor visão sobre as experiências com bebidas, charutos e alimentos harmonizados, sob a minha ótica.

Vou começar contando sobre minha história com Portugal. Sendo Brasileira a história já está entrelaçada desde as raízes deixadas pela colonização no Brasil, com as características culturais tão presentes e na herança gastronômica ainda latente, principalmente na minha cidade natal, São Paulo, que já começa as manhãs nas melhores padarias da cidade e com o café da tarde que ganhou destaque nas casas especializadas em Pastéis de Nata, no Brasil conhecidos como Pastéis de Belém. Carrego no meu sobrenome Paim a origem de Ingleses que foram para Portugal e depois desembarcaram em terras brasileiras, além da minha história como Sommelière de Vinhos, que já completa 16 anos e sempre teve conexão com os vinhos portuguesas, incluindo as viagens inesquecíveis para conhecer as vinícolas e produções locais.

Através do meu trabalho como especialista em vinhos, pude ser Embaixadora dos Vinhos Portugueses no Brasil, à convite do Governo Português e conheci a fundo a história, importância e diferenciais. É através do estudo, que viajamos e compreendemos a singularidade de cada região e o quão grande é o país através da sua cultura e produção.

E recentemente surpreendi um público muito exigente, inserindo e divulgando no cardápio de um renomado hotel 5 estrales, um dos meus drinks favoritos, a Portônica (vinho do porto branco com tônica e limão), até então desconhecida no país mais rico do mundo, o Qatar. 

Poderia completar muitas linhas com o vasto arsenal de boas memórias que tenho de Portugal que sempre está presente na minha jornada profissional e pessoal, onde já visitei a terrinha mais de 8 vezes a estudo, trabalho, lazer e turismo. São momentos inesquecíveis e impagáveis de minha memória!

Estou muito feliz em ter este lindo espaço para compartilhar mais sobre a riqueza do mundo das experiências com vinhos, charutos, harmonizações e viagens.

Até a próxima edição.

Mikaela Paim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *