Ainda dá Tempo de Planejar o Ano!
Todas as entradas de ano novo, são marcadas pelo mesmo fenómeno: a famosa frase “ano novo, vida nova”, é a época de fazer planos, traçar objetivos e metas. Todavia, ao chegar no fim de mais um ano, muitas das vezes as pessoas se deparam com uma realidade fracassada de seus planos, sonhos e metas, que não se concretizaram.
A verdade é que o ano novo, só será novo, quando se decidir fazer diferente. Alguns diante do desânimo de sua inconstância em escrever objetivos, mas não os cumprir, pode simplesmente decidirem por não criarem mais expectativas. Sem expectativa, não há frustração, todavia, sem projeção, o ser humano não deixa apenas de progredir, mas ele começa a afundar em si mesmo. Isto porque, o ser humano quando deixa de criar expectativas, de ter uma projeção na sua vida, não sabe mais onde deve chegar, não sabe para onde caminhar e logo perde o para quê caminhar. Aos poucos vai perdendo o gosto de viver e então deixa de caminhar. Porém, o ser humano, não estagna, infelizmente a realidade é ainda mais triste, o ser humano se não cresce, ele atrofia, piora e adoece.
Sendo assim, é desejável que com o ritual de passagem do ano, seja um momento oportuno para se fazer o famoso Plano de Ano Novo. Porém, um plano de ano novo qualquer não basta, o segredo está na Instalação na realidade. Em outras palavras, encantar-se com os fogos de artifício e se alegrar com o champagne, pode resultar em uma atitude lunática de fazer planos impossíveis. Perceba bem quantas vezes você prometeu a si mesmo fazer a viagem que sempre sonhou, mas a ideia nunca foi para o papel? Fez listas imensa de 30 objetivos e não sabia por qual começar? Colocou o mesmo objetivo de emagrecer e se frustrou? Ainda mais, quantas vezes você fez uma lista de planos e durante todo o ano nunca voltou para ler?
Estes comportamentos são comuns, porque o problema não está em fazer planos, o problema é, que falta algo anterior a isto, falta se instalar na própria realidade. Falta uma compreensão verdadeira do que é a realidade ao qual pisamos e como ela acontece. Para um plano se realizar com sucesso, é necessário que você tenha real noção de todas os passos que se deve percorrer, conhecer todos os meios, ferramentas e recursos necessários para colocar em ação. Por exemplo, como conseguir um emprego novo, se você ainda nem fez seu currículo? Se você ainda não sabe exatamente onde quer trabalhar? Se você não fez curso de aperfeiçoamento para tentar algo melhor? Ainda mais, se é viável mudar de emprego neste momento, se você está se organizando para casar. Perceba, é muito fácil pegar um papel e escrever ali tudo o que a sua imaginação desejar. Todavia, para executar é necessário lidar com inúmeras variáveis da realidade, que irão te exigir não só esforço, não só buscar recursos para que torne favorável que o plano aconteça, não só saber todos os “comos”, mas é preciso ainda, se planejar de forma inteligente:
– É preciso alimentar o seu motor, isto é, a sua força de ação. Não adianta querer começar a fazer mudanças dramáticas na sua vida, comece a agir dentro da sua circunstância. Por exemplo, tentar sorrir no trabalho, não reclamar, organizar a sua casa, acordar cedo todos os dias… Comece por melhorar, aquilo que você já faz mais ou menos. Assim que você começar a perceber que consegue colocar em prática estes pequenos hábitos, terá mais força e confiança em si mesmo, para fazer mudanças mais desafiadoras, como por exemplo mudar de emprego.
– Escolha 2 ou 3 objetivos apenas, é o máximo de força no menor ponto possível, isso te tornará produtivo. O ser humano é alguém que esquece do que é importante e também se distrai facilmente com o brilho do mundo. Sendo assim, para ele se manter constante e atento, para realizar o que é preciso, deve de ter foco. Se você conseguir concluir 2 objetivos de verdade no ano, perceberá como os outros objetivos ficarão mais fáceis de serem concluídos. Ao passo que colocar 10 objetivos e não concluir nenhum, aumentará sua sensação de derrota.
– Trace objetivos, mas lembre-se de sempre Ajustar! A realidade tem imprevistos e muitas das vezes você não precisa desistir ou abandonar projetos, apenas porque eles não estão saindo exatamente como planejado. Simplesmente, ajuste os planos, para torná-los possíveis. Se não der para ir ao ginásio todos os dias, não termine a matrícula, apenas, redimensione para 2 ou 3 vezes na semana.
Acredite, este ano pode ser um ano novo, pode ser o melhor ano da sua vida, pode ser um ano para realizar sonhos. Ele pode ser isso tudo, sem deixar de ser um ano com imprevistos, problemas e dificuldades, porque isso é a realidade. Mas antes de tudo é preciso que você se comprometa de verdade, se instalando na realidade e projetando de forma inteligente. Um bom ano novo para si!
Luiza Orlandi
Psicóloga Clínica
@luizaorlandi.psi