A Importância das Habilidades Cognitivas

A Importância das Habilidades Cognitivas

A explosão de informações sobre o assunto é cada vez mais crescente devido às reformulações do mundo da educação e do trabalho.

O termo cognição vem do latim cognitio e cognitum e significa “conhecer” e a palavra habilidade indica uma qualidade daquele que é hábil. Ou melhor dizendo, daquele que se torna hábil, pois desenvolvemos habilidades. 

Portanto, quando falamos das habilidades cognitivas significa que recebemos uma informação, a processamos e a entendemos devidamente, assimilamos e compreendemos, além do nosso cérebro ser capaz de treinar e colocar em prática aquilo que aprendemos.

Esse treino e nossas repetições nos auxiliam cada vez mais no aperfeiçoamento das nossas habilidades, e assim, vamos processando novos estímulos e criando estratégias de compreender mais e colocar em prática com mais facilidade. Portanto, as habilidades cognitivas são ferramentas do cérebro que nos auxiliam nos processos de aprendizagem de informações. Importante perceber que a aprendizagem é um recurso cognitivo imprescindível para aumentar nosso desempenho perante um percurso, seja acadêmico, no trabalho ou qualquer outra atividade que nos propomos a fazer.

Colocar o cérebro em funcionamento cognitivo significa impor as nossas capacidades de executar as várias atividades mentais associadas ao aprendizado e à resolução de problemas, na busca de soluções. E isso inclui o combo completo como as capacidades verbal, psicomotora, espacial, processamento, todas.

A memória é também uma das nossas capacidades cognitivas, assim como aprender novas informações e guarda-las, armazená-las, ou seja, a cognição é a junção do nosso material intelecto e suas reformulações meta, que podem ser metacompreensão ou metacognição.

Geralmente, algumas abordagens relacionadas às cognições utilizam-se de testes para avaliar as habilidades de raciocínio e outras habilidades e competências. Tais testes são usados em hospitais, escolas e organizações afim de se presumir, precaver e intervir nas funções cognitivas.

Durante toda a nossa vida, desde que nascemos, somos expostos a contextos que nos ajudam a desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais como o foco, a memória, a atenção, a responsabilidade, a percepção multissensorial, criatividade, adaptabilidade, resolução de conflitos, senso crítico, regulações diversas tanto cognitivas quanto comportamentais, etc.

Muitas vezes, em um primeiro contato com o termo “cognição”, as pessoas tendem a achá-lo técnico demais, mas é cada vez mais imprescindível conviver tanto com o termo como com as nossas próprias capacidades de metaconhecer e nos aperfeiçoar através dessa consciência, e sobretudo, auxiliar o desenvolvimento das pessoas, sejam crianças, jovens, adultos e velhos em qualquer contexto.

O desenvolvimento cognitivo começa com estímulos que após alterarem nossas sinapses, nos conectam com as funções cerebrais, por isso as repetições são nossas maiores aliadas no desempenho e aprendizagem, porém quando falo de repetições não falo apenas de comportamento, falo de aperfeiçoamento estratégico. Para treinar essas habilidades, é preciso, treino, possibilidade de escolha, tomada de decisão, autonomia, avaliação de resultados, consequências e introdução de melhorias contínuas e isso vale para todos os ambientes.

Seja a escola, a empresa, os negócios ou as pessoas, todos os contextos são responsáveis e co-responsáveis com um importante papel no desenvolvimento cognitivo, tanto porque auxiliam no desenvolvimento, como também podem ser detectores de algum problema quando as pessoas apresentam alguma dificuldade e, quanto mais cedo auxiliamos o desenvolvimento de habilidades cognitivas, inclusive já nos primeiros anos de vida, mais proporcionamos uma vida autônoma, responsável, saudável e promissora.

O desenvolvimento de habilidades cognitivas auxilia a melhoria das competências e como já sabemos e demonstram vários estudos, o futuro do trabalho é cada vez mais cognitivo e as habilidades e competências socioemocionais são cada vez mais requeridas no mundo, em todos os âmbitos.

Karina Campos
Especialista em Psicologia do Trabalho e Educação
Palestrante, Head Trainer, Coach de Carreira e Teen Coach
@karinacampos.kdh
@bussolaeducativa.ofc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *