Roteiro de 9 Dias de Autocaravana pelo Norte da Espanha e França

Roteiro de 9 Dias de Autocaravana pelo Norte da Espanha e França

Durante 9 dias percorremos 2.480 Km pelo norte da Espanha e França a bordo de uma autocaravana, e agora te convido a conhecer toda nossa “roadtrip” e um pouquinho dos cenários incríveis por onde passamos.

Viajamos em 4 pessoas: eu, meu marido e minhas 2 filhas. Optamos por alugar um veículo para 6 pessoas: um Family Luxury na McRent da cidade do Porto.

Nossa paixão por autocaravana é antiga, começou lá em 2016 quando rodamos por quase um mês a Costa Oeste Americana. Foi uma experiência tão positiva que desde então decidimos não parar mais.

 20 de setembro – Retiramos nossa autocaravana no Porto e seguimos para nossa primeira parada e primeiro pernoite na cidade de Lugo (Galícia/Espanha).

Lugo nos surpreendeu muito positivamente, uma cidade cercada por sua muralha romana, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Para nossa alegria, existe uma área de serviço para autocaravanas bem próxima às Muralhas. Foi perfeito!

Lugo-Galícia
Cudillero – Espanha

21 de setembro – Acordamos cedo e saímos para conhecer a cidade de Lugo e caminhar por suas muralhas. Após o almoço seguimos viagem para Cudillero (Astúrias/Espanha), agora já no Principado das Astúrias.

Cudillero é um pitoresco porto de pescadores com um visual simplesmente indescritível, com suas casinhas coloridas e vários bares e restaurantes, onde o marisco é o grande protagonista.

Após algumas horas em Cudillero, seguimos viagem para Gijón (Astúrias/Espanha).

Estacionamos no Porto de Gijón, mas por estar chovendo e quase anoitecendo, optamos por não sair. Preparamos nosso jantarzinho em “casa” e pernoitamos ali mesmo.

Bilbao – Espanha

22 de setembro – Acordamos e ainda chovia bastante, então decidimos seguir viagem para Bilbao (País Basco/Espanha).

Foram 265 Km de estrada e, por incrível que pareça, o céu abriu e pegamos um dia lindo. Esse trajeto pelo litoral é cinematográfico, com praias de um lado e montanhas de outro. Valeu cada Km rodado.

Chegamos em Bilbao já no horário do almoço. Paramos para um lanche rápido e seguimos direto para o famoso Museu Guggenheim.

Museu Guggenheim Bilbao

Nossa visita ao País Basco já era um desejo bem antigo e valeu a espera. Encontramos em Bilbao uma cidade renovada, linda e alegre. O Museu é impressionante. Caminhar pela ria de Nervión ao final de tarde também foi uma experiência única e inesquecível.

San Sebastián – Espanha

Com o dia escurecendo, partimos para a cidade de San Sebastián (País Basco/Espanha), já quase na fronteira com a França.

Fomos surpreendidos com o Festival Internacional de Cinema. Muito glamour, muitas luzes, muita gente e o tapete vermelho na entrada do grandioso Hotel Maria Cristina.

Nosso pernoite foi numa área pública para autocaravanas, bem próxima à universidade.

23 de setembro – San Sebastián ou “Donostia” em Basco é uma das cidades mais lindas que já visitamos, parece mesmo um desenho.

Considerada a capital gastronômica do País Basco, é elegante e com um centro histórico fácil de conhecer, com muitas ruas pedonais e repleta de boas lojas e restaurantes.

Não deixe de provar os famosos “pintxos”, de visitar a Playa de La Concha e subir no Monte Urgill para conhecer o Castillo de La Mota.

Já anoitecendo, seguimos para nosso próximo destino: Biarritz (País Basco/França), já em França e apenas 50Km de San Sebastián.

Como chegamos tarde, já seguimos direto para o camping: Biarritz Camping.

Biarritz – França

24 de setembro – Após nosso café da manhã é chegada a hora de conhecermos Biarritz. Agora consegui entender por que aqui foi, em tempos, o local de férias da nobreza europeia. É um balneário simplesmente divino.

Banhada pelo Golfo de Biscaia, Biarritz faz parte do País Basco e segue na mesma linha de elegância de San Sebastián, porém em solo francês.

Em Biarritz nos encantamos por seu centrinho sofisticado, com as deliciosas “Boulangerie” e lojinhas. As fachadas das casas também nos chamaram muito a atenção, com janelas e portas pintadas de verde ou vermelho, bem ao estilo francês. O Rocher de la Vierge, que é uma rocha no mar ligada ao continente por uma ponte, é passagem obrigatória.

Nosso pernoite foi num camping em Ondres, próximo à Bayonna.

Bordeaux – França

25 de setembro – Pela manhã seguimos viagem com destino à Bordeaux (Nova Aquitânia/França)

Estávamos cientes que encontraríamos uma cidade relativamente grande, por isso nos adiantamos nas pesquisas de um local para deixarmos a autocaravana. Optamos por uma praça distante 1,5 Km do centro histórico e partimos para a caminhada.

Logo nos deparamos com a Porte d´Aquitane e dali começamos nosso passeio pela maior rua comercial de pedestre da Europa, a Promenade Sainte Catherine. Muitas lojas, restaurantes e uma infinidade de pessoas na rua.

Mundialmente famosa por seus vinhos, Bourdeaux tem muito para fazer e conhecer e um dia apenas não é o suficiente. Pernoitamos em Bordeaux para continuarmos o passeio no dia seguinte.

Bordeaux – França

 26 de setembro – Voltamos cedo para o centro de Bordeaux. Visitamos a Estação de Comboios, a Place de la Bourse e o Miroir d´Eau, considerado o maior espelho d´água do mundo.

Ao fim do dia começamos nosso caminho de volta para “casa”. Como estávamos a 1.000 km do nosso destino-final escolhemos Burgos (Castilla Y León/Espanha) como ponto de parada no meio do caminho.

Após quase 5 horas de estrada, lá estávamos na mais impressionante Catedral da Espanha. Ficamos algumas horas por ali decidindo se a Catedral de Burgos passaria a liderar a lista de nosso templo favorito da Espanha, e, claro que sim, foi unânime a votação. Não há como descrever tamanha grandiosidade.

Burgos – Espanha

27 de setembro – Saímos de Burgos pela manhã, agora com destino à nossa residência e devolução da casinha sobre rodas.

Seguimos por mais 560 Km de estrada, com bastante sorriso no rosto e o sentimento de missão cumprida. Nem nos nossos melhores sonhos, imaginávamos uma viagem tão incrível. Voltamos com a mala cheia de experiências e histórias para contar.

Chegamos em Braga (Portugal) por volta das 21 horas. Descarregamos o carro e na manhã seguinte seguimos para o Porto para devolução da autocaravana.

Sou a Cristina Hossu, e junto com minha família, já rodei mais de 15 mil Km de autocaravana. Uma apaixonada por novos roteiros e sempre pronta para compartilhar nossas experiências em viagens. Para ver todos os posts sobre os nossos roteiros de viagens, acompanhe-nos pelo Instagram @ROTEIRONAMAO.

Roteiro na Mão
@roteironamao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *