Três Mundos em Movimento
Somos indivíduos a transitar constantemente em três mundos.
Estes, quase sempre desconhecidos.
Quase nunca acendemos a luz de um; em outro, embora haja muita luz , pouco dele percebemos, e quase nunca o contemplamos; e no maior deles podemos viver sem nunca despertar para ele.
Mas de alguma forma estes mundos se comunicam , se influenciam e podem até se modificar mutuamente.
Quando decidimos olhar com curiosidade para eles algo extraordinário acontece.
O primeiro deles está dentro de nós, é o nosso mundo interno, ali está a nossa singularidade, é ali que somos verdadeiramente únicos. O autoconhecimento traz luz a este mundo interno e nos permite descobrir “quem somos” e o que podemos.
O segundo mundo é o externo, onde vivem as pessoas, a flora, a fauna; o belo. Você tem dedicado tempo para contemplar o belo que está a sua disposição? Este belo traz saúde, leveza, ensinamentos.
Neste mundo exterior estão também as coisas materiais. Como você se sente em relação às pessoas que possuem essas coisas? E como você se sente em relação às coisas? Se sente capaz e merecedor delas?
Pois esta relação exterior reflete em grande parte o seu interior e vice-versa.
Pois como imaginamos em nosso interior, nos tornamos; e também criamos o exterior.
O terceiro mundo é o espiritual, não o vemos, mas ele está ali envolvendo os outros dois mundos, mas só tem o poder de influenciá-los se o acessarmos.
Nele habita a Fonte Criadora, Deus . A medida da distância entre nós e Ele define nossa relação com Ele. Se ouvi falar; se é de criador e criatura; se Senhor e servo; se amigos; se Pai e filho. É um mundo aberto e acessível, nós decidimos até onde iremos dentro dele.
Mas nesse mundo espiritual a força criadora é brutal. É uma relação de fé, visão e ação destemida, que explode e alavanca os outros dois mundos.
Em qual desses mundos você atua hoje?
Você sabe quem é e o que quer?
Busca observar e aprender com o que está a sua volta?
Se conecta com a Fonte Criadora como fonte de sabedoria e vida?
A vida é dinâmica e as escolhas que fazemos definem os resultados que obtemos.
Luci Maritan
Psicanalista, Mentora e Mastercoach