O Feliz Centenário de um Clube Português Muito Querido pelos Brasileiros

O Feliz Centenário de um Clube Português Muito Querido pelos Brasileiros

De acordo com o mais recente Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o ano de 2019 apontou para 590.348 imigrantes em Portugal. Deste montante, 25,6% são provenientes do Brasil. Portanto, os 151.304 brasileiros legalmente residentes em Portugal representam, de longe, a maior colônia de estrangeiros no país. Para terem uma ideia da diferença, a segunda nacionalidade mais presente é a cabo-verdiana, com apenas 6,3%.

Neste cenário, sem dúvida alguma, a cidade de Braga, com pouco mais de 180 mil habitantes, está entre as localidades com maior presença de brasileiros. Neste grande movimento migratório que se intensificou nos últimos anos, a capital da região do Minho, no norte de Portugal, tem sido um dos destinos prediletos daqueles que deixam o Brasil rumo à terra de Cabral.

Números extraoficiais dão conta de que há mais de 30 mil brasileiros residindo em Braga. Isso se deve a uma série de fatores. A cidade minhota oferece boa qualidade de vida, segurança, tem cara de interior, mas com ótima infraestrutura. Disponibiliza muitos espaços verdes e oferece vasta agenda de atrações culturais.

Há muitas indústrias instaladas na cidade, que também tem grande apelo turístico, o que demanda boa oferta de empregos. Braga ainda abriga a Universidade do Minho, uma das maiores e mais conceituadas instituições de ensino superior do país.

O custo de vida menor, se comparada ao Porto e a Lisboa, por exemplo, é outro elemento determinante na escolha dos brasileiros. E se por algum motivo precisar se deslocar a outro grande centro, de carro chega-se ao Porto em pouco mais de 40 minutos.

Dito isso, como bom amante do futebol, os brasileiros chegam a Portugal e logo buscam um clube para torcer ou até mesmo para proporcionar a prática desportiva aos filhos, nas escolas de futebol. Numa rápida conversa com brasileiros verificamos que o Sporting Clube de Braga é a agremiação que mais desperta a preferência na região.

SAIBA MAIS SOBRE O CLUBE ESCOLHIDO PELOS BRASILEIROS “BRACARENSES”

O SC Braga trata-se de um clube eclético que, para além do futebol, se distingue em outros desportos como o atletismo, natação, futsal, bilhar, taekwondo, basquetebol, entre outros, tendo já vencido vários troféus nacionais e internacionais.

Relativamente ao futebol, que assim como no Brasil é a modalidade mais popular em Portugal, o SC Braga nunca venceu o campeonato nacional da primeira divisão, mas costuma figurar entre os primeiros lugares. A melhor colocação na principal competição do país foi na época desportiva 2009/2010, sendo vice-campeão daquele ano. Ficou apenas cinco pontos atrás do SL Benfica de Jorge Jesus, Júlio César, Luisão, David Luiz, Pablo Aimar, Angel Dí Maria, Javier Saviola, Fábio Coentrão, entre outros. Como observa-se pelos nomes, vencer o campeonato daquele ano não era mesmo uma tarefa fácil.

Aqueles foram anos áureos para os “Guerreiros do Minho”. Na temporada 2010/2011 disputou a Liga dos Campeões pela primeira vez. E no mesmo ano foi vice-campeão da Liga Europa. Perdeu a final para o Porto, depois de eliminar Lech Poznan (POL), Liverpool (ING), Dínamo de Kiev (UCR) e o Benfica (POR).

Nos últimos anos, o Braga vem numa crescente constante e tem se tornado numa pedra indigesta no sapato dos ditos grandes portugueses. Em 2020 derrotou o FC Porto na final da Taça da Liga e no último 23 de maio de 2021, com cinco brasileiros no time, bateu o SL Benfica por 2 a 0 e conquistou a Taça de Portugal pela terceira vez na sua história. Os outros triunfos nesta mesma competição ocorreram em 2016, sobre o Porto FC, e em 1966, ao derrotar o Vitória de Setúbal na final.

Os “Guerreiros do Minho” completaram 100 anos no dia 19 de janeiro de 2021, mas as comemorações seguem em grande estilo. No último dia 17 de maio, no Theatro Circo, em Braga, aconteceu o lançamento do livro do centenário do clube. O evento contou com a presença de figuras ilustres como o Presidente do SC Braga, António Salvador, o Presidente da Assembleia Geral, José Manuel Fernandes, Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, entre outras.

No dia 24 de maio, a delegação do clube foi recebida na Câmara Municipal de Braga (equivalente às prefeituras no Brasil) para as homenagens do título recém-conquistado. O presidente da Câmara, Ricardo Rio, destacou a ascensão do SC Braga, sobretudo na última década, salientando que este “não é um caso avulso”.

“O Sporting de Braga tem tido um crescimento muito sustentado. É a afirmação de uma grande equipa de um verdadeiro grande do futebol nacional que, a cada época que passa, é mais candidato à conquista de todos os troféus”, disse.

Portanto, para finalizar, a este gigante clube, que desperta o carinho, a simpatia e acolhe muitos brasileiros, desejo minhas congratulações pelos feitos neste grande ano do seu centenário.

PARABÉNS, Sporting Clube de Braga

Luciano Gasparini Morais
Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS (Brasil)
Pós-Graduado em Gestão Desportiva na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal)
Vice-Presidente de Comunicação do Sporting Clube de Arcozelo (Portugal)
Ex-árbitro da Federação Gaúcha de Futsal (Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *