Barcelos – O Galo de Portugal
Barcelos é uma cidade encantadora e localiza-se a aproximadamente 25 km de Braga. Uma cidade medieval fortificada com ruas enfeitadas por suas casas barrocas e muito artesanato, alegrando ainda mais a cidade. O seu artesanato mais famoso, hoje símbolo de Portugal, é o belíssimo “Galo de Barcelos” bem colorido. Se vens à Portugal, tens que levar um Galo desses de lembrança…
Diz a lenda, que após um crime cometido na cidade, os moradores estavam apreensivos pois não haviam descoberto o culpado. Nesse período, um peregrino a caminho de Santiago de Compostela que passava pela cidade, acabou sendo o maior suspeito. O rapaz foi condenado à morte por enforcamento. Entretanto, antes da sua execução, pediu para se encontrar com o juiz que o havia condenado. Chegando à casa do juiz, havia um banquete em que um galo assado seria servido. O peregrino declarou novamente a sua inocência e, perante a descrença de todos os presentes, apontando para a comida que se encontrava em cima da mesa, disse: “Se eu for inocente, este galo irá cantar três vezes”. E foi assim, que o que parecia impossível aconteceu. No momento em que o peregrino estava prestes a ser enforcado, o galo ergueu-se, mesmo assado, e cantou três vezes. O juiz ficou tão admirado com o ocorrido, que libertou o rapaz. Mais tarde, o peregrino voltou a Barcelos e fez erguer um monumento em louvor à Virgem Maria e a São Tiago. E foi assim que os coloridos galos de cerâmica começaram a ser vendidos por todo o país como símbolo de boa sorte. E por todo cantinho que caminhe em Barcelos você os encontrará. Lindos!!! Não deixe de tirar uma foto…
Barcelos tem muito mais a oferecer. Caminhe pelo Largo da Ponte Nova que é a praça central e onde se encontra a Igreja do Bom Jesus da Cruz, com a sua origem também associada a um milagre: o aparecimento de uma cruz de terra preta no recinto das feiras em 1504. A que existe hoje no estilo Rococó, foi construída em 1710 e lá dentro você encontra painéis de azulejos. É nela que ocorre o mais importante feriado religioso da cidade: a Festa das Cruzes. Ainda no largo, podemos ver uma fonte bem bonita ao centro, um galo bem grande e colorido e um belo Jardim Barroco, com padrões geométricos do séc. XVIII. Também é possível subir na Torre da Porta Nova, a única que restou das muralhas que circundavam a cidade no século XV. Sofreu muitas alterações ao longo dos séculos e hoje lá dentro funciona o Centro de Artesanato, com vários galos de Barcelos feitos por artistas locais. Também é possível subir até o topo da torre para desfrutar de uma bela vista da cidade e vale a pena. A visão é bem bonita! Com direito a uma panorâmica privilegiada da cidade e do Rio Cávado. A entrada na torre é gratuita.
Vale a pena ir até às ruínas do Paço dos Duques de Bragança, do século XV, hoje convertidas num museu arqueológico ao ar livre. Este local também exibe um cruzeiro que descreve a história do Galo de Barcelos. Gostamos muito desse lugar! Além de ver o antes e o depois, é possível ter a noção dos cômodos do castelo, além da vista para o Rio Cávado, a ponte medieval, o Caminho de Santiago e a cidade de Barcelinhos, do outro lado do rio. A Igreja Matriz de Barcelos fica logo em frente, um templo gótico, remodelado no século XVI. Em frente também tem o pelourinho, construído no mesmo século. Chegamos bem próximo ao rio para podermos contemplar a Ponte Medieval que liga Barcelos a Barcelinhos. Ela é bem bonita! Em pedras góticas, é possível ver tranquilamente os seus arcos desiguais. Essa ponte foi de grande importância estratégica para as comunicações e relações comercias na idade média.
Se tiver mais tempo, vale conhecer também a Feira no Campo da República que acontece todas as quintas-feiras e atrai compradores e visitantes de toda a região. A famosa Feira de Barcelos é um evento essencialmente rural, com bancas de frutas e legumes sazonais, queijos caseiros e bonitas peças de cerâmica, bem como todo o tipo de artesanato, em que o protagonista é naturalmente o galo de Barcelos.