Moda Consciente X Moda Sustentável
Você sabe a diferença do consumo consciente e consumo sustentável?
Vamos ajudar ao planeta com o melhor aproveitamento de suas peças de roupas?
Estamos vendo um consumo desenfreado em alguns países. Com as lojas de fast-fashion, as de fábrica e os outlets, toda gente passou a comprar novas peças mesmo sem ter a necessidade delas. As peças passaram a ser consumidas mesmo não termos motivo para realizar a compra, pois com a compra digital, a moda ficou democraticamente mais acessível que antes.
A Caminho de uma Indústria Mais Sustentável
Como o resultado dessa pandemia:
Muitas marcas, não só de alta costura, têm sido forçadas a adaptar a produção às necessidades do cliente.
Este novo cenário, deu uma oportunidade à indústria para desacelerar, produzir menos e fazer o mundo apaixonar-se pela criatividade em vez do consumo.
É natural que consumidores apoiem as marcas que mais se preocupam com a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, reflitam os nossos próprios valores porque “a moda deve ser duradoura, emocional e significativa”.
A moda, com a pandemia, tem a oportunidade de repensar a logística do consumo, refletir sobre o desperdício e alertar os designers para a sustentabilidade e o valor dos materiais que compram.
Antes da pandemia, já havia uma preocupação por parte dos consumidores de forma mais consciente no sentido de fazer compras. Jovens priorizam a sustentabilidade da moda e os especialistas acreditam que com a pandemia só vai intensificar essa forma de pensar. Claro que temos um outro grupo de pessoas com mais idade que também pensa dessa forma, mas são poucos.
Ao longo dos anos, a moda tem-se reinventado, mas na situação atual, com a diminuição de produção em massa, temos um processo lento, porém progressivo.
Quem nunca passou por uma loja um pouco triste, chateada e comprou uma roupa para se animar e se sentir feliz? Isso realmente acontece com todos nós! Afinal comprar presentes para si não há problema algum. O problema surge quando essa compra é feita sem pensar no real valor que aquele item vai agregar na sua vida, podendo nos trazer uma falta de preocupação com a moda consciente e com a moda sustentável.
A maioria das pessoas acha ou confunde consumo consciente e sustentabilidade. São coisas diferentes.
A moda é a segunda indústria mais poluente do mundo e apenas 20% dos resíduos da indústria são reutilizados ou reaproveitados. A moda sustentável se preocupa com a preservação ambiental durante etapas de produção da roupa, seu descarte, sua manutenção por exemplo.
MODA SUSTENTÁVEL: Procuramos recursos que garantam a durabilidade da peça sem retirar a matéria-prima da natureza, reduzindo os poluentes usados na fabricação das peças e o desperdício de tecidos e água da indústria têxtil usando criatividade com os corantes naturais, por exemplo.
MODA CONSCIENTE: Nossa compra deve considerar os aspectos sociais, econômicos, e ambientais. Reforçamos todos os pontos levantados pela moda sustentável e destacamos que, além da preservação ambiental, existe uma responsabilidade em comprar novas peças com o armário cheio.
É um dever de todos se conscientizar da facilidade de consumir moda com sustentabilidade.
Deveríamos criar o costume de avaliar bem o que precisamos antes de comprarmos algo novo.
Darei uma dica importante: Quer se tornar uma consumidora consciente?
Vamos lá…
Olhe para seu armário e analise quais são as roupas que realmente fazem sentido para si, para o que gosta de vestir, para sua rotina, é claro.
Escolher looks é muito divertido, mas deixar peça esquecida na gaveta ou pendurada no cabide com pouco uso é um erro imperdoável, tanto do jeito fashion quanto sustentável.
Comprar menos e investir em peças duráveis, consertar as roupas que foram danificadas ou que precisam de ajustes, doar, trocar, compartilhar com as amigas e customizar as peças são ótimas soluções para criar um hábito de moda consciente.
As tendências mais fortes de moda atualmente estão ligadas ao styling, ao modo como usamos a mesma peça de formas diferentes. Já observou se sua calça está sendo usada há 3 invernos? Não estamos mais presas à espera das novidades de cada estação… Pois é. A versatilidade e a durabilidade das peças passaram a ser critério na hora de pensar nos looks.
Vamos buscar inspirações de como usar essa calça que você tem, que é super confortável, mas não parece mais tão interessante, ao invés de sair atrás de uma nova calça de ganga (jeans)?
Vamos buscar mais dicas de como usar essa calça que você já tem, utilizando redes sociais, procurando novas composições e looks super diferentes, fashions e com lindas composições?
Todo nosso consumo não é pessoal. Nós usamos, não usamos ou jogamos fora impactando o nosso planeta e é nosso dever social nos preocuparmos com esse consumismo ao longo prazo.
A Moda Deve Ser Duradoura, Emocional e Significativa
Beijinhos,
Karla Oliveira
@dicaskarlinhaBragaportugal