Somente um Bacalhau?
Um bacalhau bem feito poderia ser somente mais um bacalhau bem feito, mas quando associado por um neto a sua avó que aos domingos recebia os netos e filhos para o almoço e era aquela festa, alegria, correria das crianças, música, falatório; o bacalhau passa a ter outro significado, você não acha?
O sabor, o cheiro dos temperos e do azeite trarão à memória lembranças de acolhimento, pertencimento, amor, alegria, união, diversão por muitos anos depois.
É incrível como guardamos doces lembranças, mesmo quando alguns dos nossos queridos já não estão mais conosco. Talvez as lembranças sejam até mais generosas em sua qualidade do que no tempo do ocorrido fato. Talvez seja porque conseguimos perceber mais valor na falta. Será?
Tantas coisas nos faltaram este ano de 2020, não foi mesmo? Mas quantos aprendizados adquirimos também?
Alguns perderam a sua liberdade de ir e vir quando e como quisessem. Outros ganharam a liberdade de colocar em dia os cursos adiados pela distância e que agora ficaram tão próximos e executáveis on-line.
Alguns perderam a possibilidade de sair de casa todos os dias para o seu trabalho e conviver com seus colegas. Outros ganharam a possibilidade de trabalhar de casa e conviver mais de perto com seus filhos e perceber como estão se desenvolvendo rapidamente.
Alguns perderam seu emprego, seu sustento. Outros tiveram que se reinventar e ganharam um novo formato de trabalho. Outros ainda decidiram fazer o que amam de verdade.
Alguns perderam entes queridos. Outros com o confinamento decidiram aumentar a família.
Alguns perceberam que outros tinham falta e se mobilizaram para suprir. Todos ganharam, uns desenvolveram a generosidade, outros foram vistos e se sentiram pertencentes e acolhidos.
Aprendemos que precisamos de relacionamentos mais do que imaginávamos. E que também às vezes estar a sós consigo, pode ser muito bom.
Aprendemos que a estabilidade é instável algumas vezes e que mudanças vêm. Ou lidamos com elas, ou elas lidam com a gente.
Interessante que o significado que cada um dá, transforma-se em ação e traz consigo o resultado. Logo, cada um tem o poder de escolher o seu significado.
Desejo que a tua escolha neste dezembro seja o teu “bacalhau de Natal”, que ressignifique o ano de 2020 com generosidade, acolhimento, humildade, e disposição para trazer a memória somente o que pode te dar esperança.
Afinal o “menino” pelo qual o significado de Natal existe, nos ensinou o quanto, mesmo sendo ainda um bebê, em meio a circunstâncias adversas, trouxe consigo, união, doação, generosidade, amor, acolhimento, “glória à Deus nas alturas e ainda paz na terra aos homens de boa vontade”.
Luci Maritan
Psicanalista