Um Insight sobre o armário de roupas

Um Insight sobre o armário de roupas

Um certo dia abri meu armário de roupas e não me reconheci naquelas roupas.

Deve ser meu estado de humor hoje, vai passar, pensei eu. Mas aquela sensação incômoda se repetiu dia após dia durante um bom tempo. Então decidi tirar tudo do armário e arrumar, para ver o que acontecia.

Percebi que algumas roupas não me serviam mais e isso já há algum tempo. Umas duas ou três que ganhei não tinham nada a ver comigo, mas insistia em guardar, afinal ganhei de pessoas especiais para mim. Outras estavam velhas demais. Algumas eu mesma comprei, mas já não tinham semelhança com meu gosto hoje, simplifiquei meu estilo.

Ah, que bom algumas peças gosto tanto, me fazem tão bem, valorizam meu jeito de ser, que rapidamente as devolvi ao armário, essas não vou me desfazer, disse a mim mesma.

Quanto as demais, decidi doar as que estavam em bom estado e joguei fora algumas que considerei não usáveis.

Abri espaço em meu armário. Então iniciei uma jornada de compras, onde cada dia escolhia uma peça que era a minha cara, o meu estilo, me valorizava e me fazia muito bem. Quando me olhava no espelho, me reconhecia e dizia para mim: – Essa sou eu!

E o Insight?  Foi maravilhoso!

Não é que é assim quando queremos fazer uma mudança dentro de nós?

Emocionalmente, algo nos deixa desconfortável, nos incomoda ao ponto de termos que olhar bem lá dentro, tirar tudo de lá, olhar bem e separar o que aprendemos de outros, que serviu por um tempo, mas não nos serve mais.  Algumas “verdades” que aprendemos, mas nada tem a ver conosco, é preciso tirar de lá, desocupar espaço. E aqueles aprendizados ultrapassados então, velhos, rotos, o que fazem ali? Ocupam espaço, trazem traças, cheiram mofo, se faz necessário jogar fora, pois não servem para ninguém mais. E percebemos ainda que existem valores dentro de nós que queremos vestir, princípios que nos fazem muito bem, nos embelezam.  Ah esses permanecerão ali. Um lugar limpo, arrumado, cheiroso e pronto agora para receber o novo.

Como está seu armário interior?

Luci Maritan
Psicanalista

“ Eu ajudo pessoas  que se sentem paralisadas emocionalmente, a construir sua jornada de liberdade emocional, para alcançarem novos resultados.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *