O Regresso às Aulas
Eis que chega o fim das férias para muitos. Inicia-se, também, um novo ano letivo, que, normalmente, costuma ser um período que cria alguma ansiedade não só nos educadores como nos meninos. Compreende-se, pois cada novo ano pode implicar novos professores, novos colegas de turma, novos horários e novas experiências.
Por vezes, verificamos sintomas mais incómodos, como a dificuldade em dormir ou a perda de apetite. Sintomas mais graves podem envolver birras ou recusa em ir à escola. Os educadores também podem sofrer algumas alterações no seu comportamento ou sentirem-se mais agitados, devido aos desafios que lhes esperam.
Nesta fase, o psicólogo é uma mais-valia para transmitir estratégias aos educadores e/ou aos meninos, para que esta fase seja vivida com o mínimo de ansiedade possível.
Adequando o discurso à idade dos meninos, deixo aqui algumas estratégias que podem ser úteis:
-Reconhecer os sentimentos dos meninos. Em vez de dizer “não te preocupes, vai correr tudo bem”; depois de ouvir atentamente, deverá validar os seus sentimentos começando a frase por “compreendo” ou “entendo os teus medos”, e ainda, “podes sempre falar comigo sobre o que te preocupa” e “fazemos uma boa equipa, vou ajudar-te”.
-Ajude o seu menino a encontrar soluções para as possíveis dificuldades com um exercício muito simples, escrevendo todos os passos a seguir:
Escrevam a preocupação, por exemplo, “e se ninguém falar comigo no primeiro dia?”. Pode, de seguida, perguntar “o que posso fazer nessa situação?”. E em conjunto tentarem encontrar a solução, como por exemplo, “posso meter conversa com os meninos que me pareçam mais simpáticos.”
-Planeie uma rotina saudável e previsível para os meninos.
Ao seguir estas sugestões, seguramente prestará um maior apoio ao seu educando.
Luís Lameira
Psicólogo Clínico e da Saúde