Teatro e Confiança: a História de Dani!

Teatro e Confiança: a História de Dani!

Parte I
O teatro tem um papel essencial na cultura do cuidado e do afeto. Desenvolver segurança e confiança nas oficinas de teatro é primordial. Quando falo em cuidado, falo de perceber-se… conhecer-se… dar atenção a si mesmo… respeitar-se… acolher-se como ser humano!

Quando falo em afeto, falo em demostrar emoções ou sentimentos por alguém e que acabam por nos ajudar a entender o mundo e as pessoas.

Existem pessoas e lugares que nos fazem sentir seguros. E, portanto, nos trazem confiança também.

Quando estamos seguros e confiantes, conseguimos ser a nossa melhor e mais verdadeira versão. No teatro, no palco, num espetáculo, numa improvisação… isso faz toda a diferença! Um elenco seguro é um elenco livre, aberto e disponível.

Vou contar uma história:

Expliquei o jogo inicial que faríamos na oficina. Dani (nome fictício) já me surpreendeu quando aceitou ir para o meio do círculo. Uma pessoa tímida que ingressou na oficina em busca de mudanças. Todos se prepararam e se aproximaram para segurá-lo. Os olhares revelavam a dúvida da entrega do colega introvertido no jogo. E, para a surpresa de todos, Dani relaxou e deixou-se cair. E foi assim por alguns minutos intermináveis e surpreendentes.

Me aproximei tentando entender aquela evolução instantânea. De olhos fechados, ele estava relaxado e entregue ao grupo. Inicialmente fiquei feliz demais. Mas minha felicidade acabou nas primeiras palavras de Dani quando pedi para terminar e trocar a pessoa do meio. Ele abre os olhos e diz: por que não me deixaram cair? (irritado). Todos ficaram sem saber o que dizer. Salientei que essa era justamente a ideia: não deixar cair! Ele continua: eu estava o tempo todo pronto para cair, vocês me decepcionaram! Pensa no silêncio do grupo. Pedi para que ele explicasse o que queria dizer com isso. Por que deveríamos deixá-lo cair? Por que ele esperava por isso? A resposta de Dani eu conto no próximo artigo.

Tanise Diva
Arteterapeuta e professora de teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *