Verão
Se tem uma coisa que nunca imaginei estranhar aqui em Portugal era algum mês específico. Quando estamos no Brasil, sabemos que as estações são bem mais definidas que as nossas, sabemos que o ano letivo é diferente e sabemos que as férias tem maior força no verão, sempre. O que não sabemos é que o mês de agosto é tão especial e diferente…
Quando tentamos falar sobre o mês de agosto aqui em Portugal para um brasileiro no Brasil ou mesmo para um brasileiro recém chegado em Portugal, a reação é imediata ao fazer alguma comparação com o nosso mês de janeiro no Brasil: Ah… são férias! Como o nosso janeiro!”
A dificuldade em explicar é que as férias aqui são levadas muito mais a sério que no Brasil. As famílias realmente entram de férias por cá e isso nos passa uma sensação que tudo para. Os serviços desaceleram e alguns chegam a serem suspensos. Muitos estabelecimentos encerram e isso nos causa muita estranheza. Como assim? Fechar um restaurante no mês em que o país está lotado de turistas?
Aos poucos vamos percebendo que a maneira de lidar com a questão laboral é bem diferente e que essa parada tem muito valor para as famílias. Assim como a hora do almoço, do jantar e os finais de semana. Infelizmente, no Brasil, acabamos acostumados a almoçar e trabalhar ao mesmo tempo, a passar o domingo a fazer horas extras e até mesmo vender as férias. Enfim, seguimos mesmo o modelo acelerado americano.
Gosto, todos os anos, de chamar a atenção para essa diferença de comportamento no mês de agosto em Portugal. Não só para dizer que é diferente, mas para dizer que tenho aprendido muito com essa diferença. Aprendi a respeitar os meus intervalos e a valorizar os meus dias de descanso. Hoje já consigo negar um atendimento num domingo ou um telefonema profissional fora do meu horário de trabalho. Isso foi um avanço!
Entendo as frustrações de quem chegou em julho para morar no país e tem a sensação de que nada acontece, mas se posso orientar de alguma forma, digo para entrarem no ritmo e aproveitarem o verão. Em agosto vão acontecer menos coisas ainda e só em setembro a vida voltará ao normal e as coisas entrarão nos eixos. Então, controla a ansiedade e aproveita para conhecer melhor o país e as suas maravilhas. Insistir nesse momento, só lhe deixará mais ansioso e frustrado.
O verão em Portugal é maravilhoso e as opções gratuitas de lazer são imensas!
Aproveita!!
Alexandra Gomide
Presidente da Associação UAI
@alexandragomide