São jovens, são de Braga e estão a conquistar espaço no mundo
• Cris Azen •
A Universidade do Minho aproximou o casal Larissa, 19 anos e Hugo, 22 anos recém completados, que se conheceram nas aulas em comum do Curso de Marketing. Da amizade inicial surgiu um namoro. Hugo é Natural de Braga e Larissa veio morar em Braga junto com a família quando tinha 14 anos. Recentemente deu entrada no processo de Nacionalidade Portuguesa já que após 5 anos residindo de maneira legal no país é possível fazer essa solicitação. Convictos de terem escolhido o curso certo para o Ensino Superior, o casal recém-formado compartilha com o Olhar Brasileiro seus sonhos e perspetivas para o futuro.
Quando questionados sobre o que a cidade de Braga tem de bom para os jovens, a menina Larissa admite que não faltam programações culturais: “Temos um ambiente muito universitário, então encontramos muitas baladas, barzinhos, restaurantes diferentes e até mesmo as festas da cidade como a Noite Branca e o São João que acabam trazendo a animação que nós jovens gostamos”. Hugo acrescenta que mesmo com muita agitação Braga consegue fazer com que ambientes diferentes coexistam: “Na minha opinião, tendo em conta Portugal inteiro, Braga é a cidade que consegue conectar a calma de uma parte rural com a movimentação de uma cidade grande e de maneira geral temos uma ótima qualidade de vida ” acrescenta ao discurso da namorada.
Durante o Curso de Marketing tiveram a oportunidade de fazer 2 Erasmus (programa de intercâmbio que oferece bolsas para alunos de curso superior), um na França e outro na Finlândia. Oportunidades que segundo a Larissa ela não teria grandes chances de ter se estivesse estudado em uma Universidade do Brasil: “Com certeza o apoio que a união europeia dá para mobilidade internacional eu não encontraria no Brasil. Em Portugal tive a oportunidade de fazer um programa como o Erasmus, que me proporcionou 1 semestre do curso no exterior e ainda receber apoio financeiro pra isso”. Já para o Hugo, uma das vantagens na universidade em comparação ao Brasil é que em Portugal o universitário ganha tempo e explica: “Como já no secundário escolhemos a nossa área de interesse, estudamos algumas matérias que eliminam aquelas inerentes ao primeiro ano do curso da faculdade, o que faz com que a maioria seja de no máximo 3 anos, foi nosso caso em Marketing”.
Sobre o futuro e o que pode esperar o jovem contemporâneo, o casal concorda que é percetível a necessidade de o jovem fazer um mestrado ao fim da faculdade e avaliam que o mercado de trabalho cobra isso na hora que for preciso buscar um emprego. Larissa afirma: “Precisamos buscar uma diferenciação, sermos especializados para conseguirmos melhores trabalhos e nos destacarmos na hora de concorrer a uma vaga de emprego”. Justamente por isso o casal já começa a preparar as malas porque estão de mudança para a Dinamarca onde vão fazer um Mestrado: “Isso é lindo em Portugal, estarmos em Portugal e ao mesmo tempo com perspetivas de estar em outros vários países. Portugal oferece aos jovens experiências muito valiosas. ” Finaliza o jovem Hugo.
Provavelmente quando esta matéria for publicada já estarão na Dinamarca. Quem quiser acompanhar as aventuras desse jovem casal bracarense pode aceder ao canal que eles mantêm no Youtube “Larissa Teófilo”, onde retratam os desafios da vida de dois jovens cheios de sonhos.